Curadoria Inteligente
28/01/2026 | 2 min leitura

Cármen Lúcia Alerta sobre Desinformação nas Eleições de 2026

Presidente do TSE alerta sobre a crescente desinformação nas eleições de 2026, visando manipular o eleitor. Tranquilidade é crucial.

Cármen Lúcia Alerta sobre Desinformação nas Eleições de 2026

Cármen Lúcia Alerta sobre Desinformação Eleitoral em 2026

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, advertiu nesta terça-feira (27) sobre o aumento da disseminação de notícias falsas à medida que as eleições de 2026 se aproximam. Segundo ela, essa desinformação tem o objetivo de gerar descrença e influenciar o eleitor.

Durante a abertura de um seminário sobre desinformação e segurança no processo eleitoral, Cármen Lúcia enfatizou que as tecnologias em si não são prejudiciais, mas podem ser utilizadas de forma inadequada para causar danos. Ela ressaltou que a divulgação de mentiras pode comprometer a liberdade de escolha do eleitor.

A ministra também criticou tentativas de manipular a vontade do eleitor, alertando que a dúvida pode enfraquecer as bases democráticas do processo eleitoral. Ela defendeu a importância de garantir eleições transparentes, onde cada eleitor possa escolher livremente seus representantes, sem pressões externas ou ataques à sua liberdade. Cármen Lúcia apelou por serenidade no combate à desinformação.

“É fundamental assegurar a integridade e a tranquilidade do processo eleitoral, evitando tumultos e violência”, enfatizou.

A presidente do TSE discursou na abertura de um seminário sobre Segurança, Comunicação e Desinformação, promovido pela Justiça Eleitoral para preparar servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais para o próximo ciclo eleitoral. Cármen Lúcia permanecerá no comando da Justiça Eleitoral até agosto, quando o ministro Nunes Marques assumirá a presidência do TSE.

Eleições 2026: O que esperar

O primeiro turno das eleições de 2026 está agendado para 4 de outubro, e o segundo turno, se necessário, para 25 de outubro. Os eleitores votarão para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Atualmente, o TSE está realizando uma consulta pública sobre as regras eleitorais, que devem ser aprovadas até 5 de março. Entre os temas em discussão estão o combate à desinformação e o uso de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) durante as campanhas.

*Informações da Agência Brasil.

Original em RCN 67

No treslagoas.com, respeitamos os direitos autorais e o trabalho jornalístico local. Nossa IA gerou este resumo original para facilitar sua leitura, mas convidamos você a prestigiar a fonte original completa.