A segurança pública em Mato Grosso do Sul é fortalecida pela atuação da Polícia Penal, que realiza um trabalho técnico e estratégico nas unidades prisionais, contribuindo para a redução da criminalidade.
Os policiais penais garantem a custódia e a disciplina dos detentos, prevenindo o fortalecimento de organizações criminosas dentro dos presídios e evitando ações ilícitas a partir do interior das unidades.
A Polícia Penal de MS é responsável pela custódia de cerca de 17.880 internos em 35 unidades penais e um Centro de Detenção Provisória, além de monitorar eletronicamente mais de 5,5 mil pessoas.
Dados da Agepen revelam que, nos nove primeiros meses de 2025, a Polícia Penal interceptou 144 quilos de entorpecentes e apreendeu 365 celulares e quase 3 mil outros materiais ilícitos, prevenindo fugas e evasões.
A corporação também realizou 17.123 escoltas de internos, 4.589 transferências e progressões de regime, e 1.111 custódias hospitalares entre janeiro e setembro de 2025.
As equipes participaram de 30 ações de intervenção e contenção, cumpriram 64 mandados de prisão e regressões de monitorados, e realizaram 501 fiscalizações de pessoas em monitoração eletrônica, recuperando 164 tornozeleiras.
Esses números demonstram o papel estratégico da Polícia Penal no combate ao crime organizado e na manutenção da ordem no sistema prisional, com impacto direto na segurança pública.
Com informações da Agência de Notícias do Governo de Mato Grosso do Sul