Curadoria Inteligente
30/12/2025 | 2 min leitura

DAM de Três Lagoas Apresenta Balanço Detalhado de Atendimentos e Investigações em 2025

A DAM de Três Lagoas divulgou o balanço de 2025, com dados sobre boletins de ocorrência, investigações e medidas protetivas.

DAM de Três Lagoas Apresenta Balanço Detalhado de Atendimentos e Investigações em 2025

A Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Três Lagoas, unidade da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, divulgou um relatório detalhado das atividades realizadas entre 1º de janeiro e 29 de dezembro de 2025. Conforme o relatório, a DAM registrou um total de 880 boletins de ocorrência durante este período.

Adicionalmente, outros 452 boletins foram inicialmente registrados no plantão da DEPAC e, subsequentemente, encaminhados à delegacia especializada. Esta delegacia é encarregada de investigar crimes contra mulheres e meninas, especialmente aqueles relacionados à violência doméstica e de gênero, além de crimes contra a dignidade sexual. A unidade analisou um total de 1.332 boletins de ocorrência.

Durante o ano de 2025, foram instaurados 1.356 procedimentos policiais, compreendendo 1.332 inquéritos policiais e 24 Autos de Apuração de Ato Infracional (AAAI), estes últimos referentes a infrações cometidas por adolescentes. As investigações concluídas somaram 2.054, resultado do trabalho de um grupo especialmente designado na unidade.

Divulgação/PCMS

Essa atuação resultou na diminuição do número de inquéritos em andamento para 53. Em comparação, ao final de 2024, a delegacia possuía 795 inquéritos em tramitação, o que representa uma notável redução de aproximadamente 93,4%.

No que tange às medidas protetivas de urgência, foram solicitadas 874 ao longo do ano, representando o maior número já registrado no município. No âmbito repressivo, a equipe da DAM efetuou 84 prisões em flagrante por crimes ligados à violência doméstica e de gênero, a partir de denúncias apresentadas pelas vítimas.

A Delegada Sayara Quinteiro Martins Baetz ressalta que a Polícia Civil, através da Delegacia de Atendimento à Mulher, desempenha um papel fundamental como porta de entrada para o sistema de justiça. A delegacia atua de maneira especializada, humanizada e técnica, visando interromper ciclos de violência contra mulheres e meninas, além de assegurar a proteção qualificada de crianças e adolescentes, encaminhando-os à rede de proteção e responsabilizando os autores.

Original em Perfil News

No treslagoas.com, respeitamos os direitos autorais e o trabalho jornalístico local. Nossa IA gerou este resumo original para facilitar sua leitura, mas convidamos você a prestigiar a fonte original completa.