Curadoria Inteligente
13/02/2026 | 2 min leitura

UFMS Três Lagoas sedia debate sobre discriminação da mulher no mercado de trabalho

UFMS de Três Lagoas promove evento sobre discriminação da mulher no trabalho, com debates e participação de especialista do Judiciário.

UFMS Três Lagoas sedia debate sobre discriminação da mulher no mercado de trabalho

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, será palco de um evento dedicado à discussão sobre a discriminação contra a mulher no ambiente profissional, nesta sexta-feira, às 8h30, no anfiteatro da Unidade 2. A iniciativa é uma realização da Auditoria Fiscal do Trabalho, que está ligada à Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

Em entrevista ao programa RCN Notícias, da TVC HD canal 13.1, a auditora fiscal do Trabalho, Priscila de Abreu Carvalho, ressaltou a persistente desigualdade de gênero no Brasil e a necessidade de uma atuação forte do poder público para combater essa questão.

Durante a realização do evento, serão colocadas em pauta as principais formas de discriminação que as mulheres enfrentam, como a dificuldade em conseguir emprego, a desigualdade nos salários, os obstáculos na progressão da carreira e a baixa representatividade feminina em cargos de liderança.

Segundo Priscila, a diferença salarial entre homens e mulheres ainda é expressiva no país, mesmo com a Lei 14.611, que reforça a obrigatoriedade da igualdade salarial e intensifica a fiscalização.

Outro ponto de fiscalização é o cumprimento do artigo 389 da CLT, que determina que empresas com mais de 30 mulheres com mais de 16 anos devem oferecer um local adequado para a guarda de seus filhos durante o período de amamentação.

De acordo com a auditora, em Mato Grosso do Sul, já foram emitidos mais de 100 autos de infração por descumprimento dessa norma.

O evento também abordará o etarismo (discriminação por idade), assim como as dificuldades enfrentadas por mulheres imigrantes e LGBTQIA+ no mercado de trabalho.

A programação contará com a participação da juíza do Trabalho Beatriz, que irá abordar como os casos de discriminação chegam ao Judiciário e quais têm sido as decisões da Justiça do Trabalho.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. O objetivo é aproximar a fiscalização da sociedade, responder a dúvidas e orientar empresas e trabalhadores sobre o cumprimento das leis.

Original em RCN 67

No treslagoas.com, respeitamos os direitos autorais e o trabalho jornalístico local. Nossa IA gerou este resumo original para facilitar sua leitura, mas convidamos você a prestigiar a fonte original completa.