Encerra-se às 23h59 desta segunda-feira (2) o período para que os candidatos que não foram aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 demonstrem seu interesse em integrar a lista de espera. O processo deve ser realizado unicamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A possibilidade de aderir à lista de espera foi aberta na quinta-feira (29), mesma data em que o Ministério da Educação (MEC) tornou público o resultado individual da chamada regular e a classificação final de todos os participantes do processo seletivo.
O Sisu agrupa vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o país. A plataforma facilita a consulta de cursos, instituições e cidades, além de apresentar a melhor posição do candidato entre as modalidades de concorrência e a nota de corte para cada opção.
Como participar da Lista de Espera do Sisu 2026
Cada candidato pode se inscrever na lista de espera de apenas um curso. É responsabilidade do interessado acompanhar os canais de comunicação oficiais da universidade ou instituto federal escolhido, atentando-se às normas e prazos estabelecidos no edital.
Conforme o cronograma, a convocação dos candidatos presentes na lista de espera será feita diretamente pelas instituições de ensino, a partir do dia 11 de fevereiro, seguindo a ordem de classificação da chamada regular.
Instituições Participantes e Critérios de Elegibilidade
A maioria das instituições que participam do Sisu 2026 fazem parte da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais. Nesta edição, de forma inédita, candidatos que participaram de pelo menos uma das três últimas edições do Enem puderam se inscrever no processo seletivo.