Neoenergia Elektro remove toneladas de fios soltos em Três Lagoas
A quantidade alarmante de fios soltos e cabos inativos nos postes de Três Lagoas tem provocado queixas da população e discussões, especialmente após acidentes relacionados. Em pouco mais de um ano, foram notificados três acidentes graves, expondo a falta de cuidado das empresas responsáveis e a necessidade de uma fiscalização mais efetiva.
O assunto foi abordado durante entrevista com Pâmela Rocca, analista institucional da Neoenergia Elektro, no programa Café da Manhã da 96 Caçula nesta quarta-feira, 04. Rocca garantiu que a empresa acompanha a situação e trabalha em conjunto com as empresas de telefonia e internet donas dos cabos instalados nos postes. Segundo ela, a organização da fiação envolve tanto a Neoenergia Elektro quanto as empresas que utilizam a infraestrutura aérea na cidade.
Conforme a analista, uma reunião foi organizada na sede da concessionária com representantes dessas empresas para apresentar os pontos mais críticos de Três Lagoas e definir as ações necessárias. Após essa reunião, os trabalhos começaram em diversas áreas da cidade.
As ações são realizadas sem um planejamento fixo e priorizam avenidas e locais indicados pelo poder público, vereadores ou setores da administração municipal, como o setor de obras. Pâmela informou que, sempre que há um aviso, as empresas responsáveis são acionadas para agir no local.
Ainda segundo dados apresentados pela Neoenergia Elektro, mais de cinco toneladas de cabos já foram retiradas no município. O material inclui fios inutilizados e cabos que poderiam apresentar perigo à população ou contribuir para a desordem da rede aérea.
Pâmela Rocca explicou que a organização dos fios não tem um prazo determinado para terminar e deve continuar gradualmente. A concessionária orienta que moradores que encontrarem fios soltos e não souberem qual empresa é responsável podem procurar o atendimento presencial da Neoenergia Elektro para registrar a solicitação, que será encaminhada às empresas competentes.