O mês de janeiro é dedicado à campanha Janeiro Roxo, focada na conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase, uma doença infecciosa crônica ainda presente no Brasil. Em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a relevância da informação e do acompanhamento adequado para assegurar a qualidade de vida dos pacientes e interromper a transmissão da doença.
A hanseníase tem cura, e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto mais cedo se diagnostica a doença, menores são os riscos de complicações e sequelas. Por isso, a Secretaria aconselha a população a procurar a unidade de saúde mais próxima ao notar sinais como manchas claras ou avermelhadas na pele com alteração de sensibilidade, além de formigamentos ou dormência.
AÇÃO ALUSIVA
Dentro das atividades do Janeiro Roxo, no dia 28 de janeiro, às 8h, será realizado o primeiro encontro de 2026 dos pacientes com hanseníase. A ação busca promover uma roda de conversa, dirimir dúvidas e estimular a partilha de experiências entre os presentes.
O encontro ocorrerá na Clínica Escola da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e representará um momento de acolhimento, escuta e reforço do cuidado integral aos pacientes.
COMO TER ACESSO À CLÍNICA DA UFMS
Para ter acesso ao atendimento na Clínica Escola da UFMS durante o ano, é necessário o encaminhamento prévio da unidade de saúde, evidenciando a importância do acompanhamento contínuo pela rede municipal.
Texto por:Moacyr RogerioFoto por:Arquivo próprio