A campanha “Caixa Encantada – doe um brinquedo, compartilhe magia!”, que visa levar alegria em forma de presentes a crianças vulneráveis, concluiu a distribuição para entidades cadastradas no estado. Após passar por Campo Grande, Três Lagoas e Dois Irmãos do Buriti, a ação solidária dos servidores públicos estaduais, organizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), finalizou as entregas presenciais em Dourados no sábado (20), data do aniversário de 90 anos do município.
O evento ocorreu no auditório da Prefeitura, reunindo crianças de onze instituições de Dourados cadastradas na campanha, e contou com a presença de Mônica Riedel, primeira-dama do Estado e madrinha da “Caixa Encantada”. As crianças receberam os presentes com a participação do Papai Noel, em um momento de grande alegria.
A felicidade da pequena Lara demonstra o impacto da ação. “Eu fiquei muito feliz com o presente que o Papai Noel me deu”, disse a menina indígena da etnia Terena. Além dos presentes, as crianças mostraram o trabalho desenvolvido pelas entidades, com apresentações do grupo de violão do projeto Ação Social Familiar Cristã e das crianças do projeto Ginas Louquinhos, do Instituto Ginas Loucos, ambos de Dourados.
Mônica Riedel ressaltou a importância da união e solidariedade para transformar vidas. “É uma alegria estar em Dourados, após passar por outras cidades do estado levando a magia do Natal com a campanha dos servidores estaduais. Este ano, expandimos a Caixa Encantada para mais cidades e arrecadamos quase o dobro de brinquedos em relação ao ano passado, graças à união de servidores, gestores, instituições parceiras e da sociedade sul-mato-grossense”, afirmou.
A primeira-dama deixou uma mensagem de amor para o Natal. “Entregar um brinquedo a uma criança que talvez não tivesse outra oportunidade de ganhar um presente no Natal é algo material que representa sonho e pode mudar uma vida. Mostra que ela é vista e faz parte da sociedade, quando muitas vezes está à margem. Essa campanha transmite inclusão e união. Desejo que a mensagem de amor e solidariedade seja o principal presente neste Natal para todas as crianças e sul-mato-grossenses”, concluiu Mônica Riedel.
O Lar Ebenezer, que atua há 37 anos em Dourados, foi uma das instituições beneficiadas. A entidade acolhe crianças e adolescentes do município e região, e recebeu brinquedos no Natal. “A Caixa Encantada é muito importante para nós, pois traz alegria para as crianças institucionalizadas. Muitas não têm convívio familiar, então essa época do ano pode ser triste. Receber um brinquedo e resgatar a magia do Natal é uma forma de trazer alegria nessa data”, explicou a coordenadora Kelly Moreno Rodrigues.
O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, participou das entregas em Palmeiras e na aldeia Água Azul, em Dois Irmãos do Buriti, e destacou a importância da campanha para os servidores estaduais. “Essa campanha começou pequena há dez anos. Hoje, chegamos a 54 municípios, distribuindo mais de 120 mil brinquedos. Isso mostra a força e importância dos servidores públicos, que com trabalho e comprometimento impactam e transformam vidas. Essa campanha não é uma política pública, mas esse espírito solidário e coletivo é a força que move o nosso Estado e reflete nossos resultados em todas as áreas”, disse Felini.
A Caixa Encantada, iniciada em 1° de outubro e com arrecadações até 19 de novembro, completou dez anos em 2025, superando todos os recordes. Foram arrecadados mais de 127 mil brinquedos em todo o estado, distribuídos a crianças por meio de 517 entidades inscritas em 54 municípios.
A campanha conta com o engajamento de órgãos públicos, instituições privadas, empresas parceiras e servidores estaduais, que se unem para levar alegria e magia às crianças. O objetivo é arrecadar brinquedos (novos ou usados em bom estado) para crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas por instituições cadastradas em Campo Grande e no interior.
Ana Paula Amaral, Comunicação Vice-Governadoria e Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD