Curadoria Inteligente
25/12/2025 | 5 min leitura

ANDRITZ Implementa Planta de Secagem de Lodo na Eldorado Brasil Celulose

A ANDRITZ concluiu a instalação de uma planta de secagem de lodo na Eldorado Brasil, transformando resíduos em energia e elevando a eficiência.

ANDRITZ Implementa Planta de Secagem de Lodo na Eldorado Brasil Celulose

O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ, responsável pelo fornecimento da tecnologia e desenvolvimento da nova planta de secagem de lodo biológico para a fábrica de celulose da Eldorado Brasil em Três Lagoas, comemorou o sucesso do início das operações na unidade, situada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

Este projeto representa um avanço nas estratégias da Eldorado para converter resíduos em energia e otimizar a eficiência ambiental de suas atividades. Com uma capacidade de processamento de até 22 toneladas de sólidos secos diariamente, a planta foi concebida para realizar a secagem do lodo biológico originado no processo de tratamento de efluentes industriais.

Após a etapa de secagem, o material será aproveitado como combustível na caldeira de força da fábrica, o que reduzirá de maneira expressiva o volume de resíduos destinados a aterros sanitários, trazendo benefícios ao meio ambiente e gerando ganhos energéticos consideráveis.

O escopo de fornecimento da ANDRITZ abrangeu centrífugas para a desidratação do lodo, um sistema de aspiração de ar, o processo completo de secagem, o manuseio do produto seco, a condensação dos gases de exaustão, além de válvulas automáticas e manuais, instrumentação, estruturas metálicas e plataformas.

A ANDRITZ também se encarregou da engenharia básica e detalhada, assim como do suporte técnico durante a instalação, o comissionamento e a partida. No núcleo da planta, encontra-se o secador de pás Gouda da ANDRITZ, modelo 17W300 – o maior disponível no portfólio da empresa. Com um design robusto e tecnologia de ponta, ele assegura uma secagem eficiente com alta segurança operacional, facilidade de operação e requisitos mínimos de manutenção.

“O êxito na partida desta planta reforça o compromisso da ANDRITZ em entregar soluções técnicas de elevado desempenho que atendem aos mais rigorosos padrões ambientais. É um orgulho apoiar a Eldorado em sua trajetória rumo a operações mais sustentáveis e eficientes”, afirmou Luiz Paulo, Gerente técnico e comercial de projetos especiais.

Por meio deste projeto, a ANDRITZ consolida ainda mais sua posição como parceira estratégica, disponibilizando soluções completas e personalizadas para o setor de celulose e papel. A ANDRITZ tem sido a principal fornecedora da fábrica de celulose da Eldorado Brasil.

GRUPO ANDRITZ

O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ é um fornecedor de plantas, equipamentos, serviços e soluções digitais avançadas para diversos setores, como papel e celulose, metais, energia hidroelétrica, meio ambiente, entre outros. Fundado em 1852 e sediado na Áustria, o grupo emprega cerca de 30.000 pessoas em 280 localidades, distribuídas em mais de 80 países. Líder global em tecnologia e inovação, a ANDRITZ está comprometida em promover o progresso em benefício de clientes, parceiros, colaboradores, sociedade e meio ambiente. O crescimento da empresa é impulsionado por soluções sustentáveis que viabilizam a transição verde, digitalização avançada para aprimorar o desempenho industrial e serviços que otimizam o valor das plantas dos clientes ao longo de todo o seu ciclo de vida. ANDRITZ. FOR GROWTH THAT MATTERS.

ANDRITZ PULP & PAPER

A ANDRITZ Papel & Celulose oferece tecnologia sustentável, automação e soluções de serviços para a produção de todos os tipos de celulose, papel, papel cartão e tissue. As tecnologias e serviços são voltados para o aumento da eficiência da produção, a redução dos custos operacionais e estratégias de descarbonização inovadoras, bem como plantas de operação autônomas. O portfólio de produtos inclui caldeiras para geração de energia, tecnologias de nonwoven e sistemas de produção de painéis (MDF). Através da reciclagem de resíduos, trituração e soluções de energia, os fluxos de resíduos e subprodutos da produção são convertidos em matérias-primas secundárias valiosas, bem como em resíduos sustentáveis para a geração de energia. A tecnologia de ponta do IIoT, como parte das soluções de digitalização do Metris, completa a oferta abrangente de produtos.

ANDRITZ ENVIRONMENT & ENERGY

A ANDRITZ Environment & Energy demonstra compromisso com a responsabilidade ambiental, oferecendo uma ampla gama de tecnologias focadas em soluções sustentáveis para diversas indústrias. Seu portfólio abrange tecnologias para a produção de hidrogênio verde e combustíveis renováveis, captura de carbono e redução de emissões, separação mecânica e térmica de sólidos/líquidos, moagem, peletização e bombeamento de fluidos. Complementado por automatização e digitalização de ponta e serviços abrangentes, possibilitam soluções eficazes e inovadoras em processos como gestão de águas e águas residuais, reciclagem, valorização de resíduos/lamas, mineração de baterias economizando recursos, dessalinização, valorização de alimentos e rações, redução de emissões no ar e P2X.

Fonte: Andritz

Original em Perfil News

No treslagoas.com, respeitamos os direitos autorais e o trabalho jornalístico local. Nossa IA gerou este resumo original para facilitar sua leitura, mas convidamos você a prestigiar a fonte original completa.